A Expo Cannabis Brasil 2023 aconteceu em São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Confira tudo sobre a primeira edição da exposição no Brasil:
Visão geral sobre a Expo Cannabis Brasil 2023
A feira canábica que ao final desse ano completa sua 10ª edição no Uruguai, seu país de origem, desembarcou no Brasil em setembro. Nos dias 15, 16 e 17 centenas de milhares de entusiastas, profissionais da saúde, empreendedores, pacientes encheram a Expo São Paulo concretizando com três dias de sucesso a primeira edição brasileira. O evento buscou unir as diferentes visões e atuações em torno da cannabis através de conhecimento disseminado (palestras, workshops, lives) e centenas de expositores que trouxeram o mercado canábico dichavado em soluções, produtos e serviços que mostram que a cultura está mais do que viva, é pulsante no Brasil.
Estrutura
O evento aconteceu no São Paulo Expo, espaço versátil para eventos que conta com pavilhões modulares. A Expo Cannabis aconteceu no pavilhão oito que estava localizado há cerca de 800m do portão principal de entrada. A estrutura em si conseguiu comportar os estandes e as áreas de convivência como a de alimentação e as salas onde aconteceram as palestras. Nos momentos que a feira estava com um volume alto de pessoas os corredores podiam se tornar apertados e levemente abafados. Assim como nas áreas de alimentação externas nos horários de pico como almoço e fim de tarde apareciam lotados com todos os frequentadores tomando todos os espaços com uma sombra para fugir do sol escaldante que visitou São Paulo no sábado e domingo.
Duração
O evento aconteceu durante três dias e com certeza foi uma decisão acertada. O primeiro dia de evento tanto para expositores quanto frequentadores é sempre um dia acelerado e com muitas novidades a serem apreciadas, enquanto que o dia médio e de maior movimento (sábado, 16) foi responsável pela circulação mais intensa foi onde aconteceram as melhores interações em busca dessa preciosa network. Idealmente, o domingo serviu como fechamento para as negociações, conversas e parcerias sendo um dia mais calmo e com o público reduzido.
Estandes e expositores
Sem dúvida um dos pontos mais altos da feira! Os frequentadores tiveram acesso a centenas de opções de expositores com as mais variadas e chamativas estruturas, além de produtos e serviços inovadores e humanizados. A cultura canábica se mostrou forte ao reunir tantas opções de forma tão agradável.
Segurança
Diante de elogios após o final da festa, a segurança também se fixou como ponto forte do evento. Apesar de todo o tabu e das incertezas sobre como um evento sobre uma pauta ainda nebulosa no Brasil devido a forma como o estado trata essa questão, tivemos três dias de evento sem nenhuma ocorrência sequer. Um ambiente agradável, seguro e com profissionais capacitados que conduziram com brilhantismo todo o cuidado com as fronteiras do evento e também do interior.
Alimentação
Apesar da questão supracitada sobre alguns ambientes terem apresentado um volume alto de pessoas, a praça de alimentação brilhou com uma ampla variedade de refeições rápidas (lanches, snacks) e um sistema de compra e retirada otimizado que evitou em vários momentos as famigeradas filas.
Limpeza
Com certeza outro ponto alto do evento! Apesar da alta quantidade de pessoas, notou-se um cuidado latente com a higienização dos sanitários e recolhimento de dejetos pelos ambientes da feira. Era possível observar a cada caminhada de poucos metros funcionários da empresa contratada para limpeza se empenhando na busca de um ambiente saudável para que o evento fluísse.
Acesso
Como todo movimento intenso causado por eventos na capital, houve um certo sufocamento das vias de acesso ao evento e certa dificuldade para se obter transportes por aplicativo. Frequentadores relataram demora de até uma hora para encontrarem transportes para saída do evento e uma espera até maior no deslocamento pela manhã no início do evento.
Atrações
Houve um palco montado na área externa do evento junto as opções gastronômicas e a lineup agradou os frequentadores. DJ’s que embalaram com hits e seleções que ajudaram a firmar ainda mais a cultura viva da cannabis no Brasil. Além de inúmeras presenças ilustres que tornaram-se praticamente atrações na feira.
Público
A organização do evento previa receber cerca de vinte mil pessoas nos três dias de evento e foi possível perceber nas conversas com os frequentadores a quantidade impressionante de origens desse público. Pessoas vindo de todas as partes do Brasil e inclusive nomes importantes do cenário internacional também estiveram por lá.
Resumo
Para quem já trabalhou ou trabalha com eventos e até para quem tem o hábito de frequentar eventos de grande porte e esteve presente na Expo Cannabis Brasil 2023 pode perceber o quanto a organização e dedicação ficaram evidentes nos três dias de feira. Pouquíssimos detalhes que poderiam atrapalhar a experiência dos frequentadores que foram rapidamente mitigados e com certeza são ínfimos diante da complexidade de trazer um evento desse porte em sua primeira edição no Brasil e os resultados alcançados pela organização. Ficará na memória e na história e com certeza impulsionará a realização das próximas edições.